Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da UEFS é institucionalizado e centralizado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e visa desenvolver e fomentar a política de iniciação científica através da inserção dos estudantes de graduação nas atividades de pesquisa, contribuindo com sua formação acadêmica, profissional e cidadã. Os objetivos específicos do Programa são:

  • Despertar a vocação científica, incentivar e desenvolver talentos para a pesquisa, pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, entre estudantes de graduação, orientados por docentes/pesquisadores atuantes e qualificados, mediante a participação em projetos de pesquisa, pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico, reconhecidos pelo mérito científico e pela excelência de seus resultados.
  • Contribuir de forma decisiva para a formação de recursos humanos para a pesquisa, reduzindo o tempo médio de permanência dos estudantes na pós-graduação, assim como reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Estimular a consolidação de uma política de pesquisa para a iniciação científica no âmbito dos cursos de graduação da UEFS, reforçando a integração entre graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, assim como a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
  • Incentivar docentes/pesquisadores a integrarem os estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica, estimulando a produção científica, colaborando para a consolidação de grupos de pesquisa existentes e o fortalecimento de grupos emergentes.

O Programa é composto pelas seguintes modalidades:

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq);

     

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas do CNPq (PIBIC-Af/CNPq);

     

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio do CNPq (PIBIC-EM/CNPq);

     

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq (PIBITI/CNPq);

     

  • Programa de Bolsa de Iniciação Científica da FAPESB (PIBIC/FAPESB);

     

  • Programa de Bolsa de Iniciação Científica da UEFS (PROBIC/UEFS);

     

  • Programa de Estágio Voluntário em Iniciação Científica da UEFS (PEVIC/UEFS);

     

  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica via projetos e/ou convênios.

Os Programas citados são regidos por normas estabelecidas pelas respectivas agências de fomento e por edital de seleção lançado pela UEFS.

Resolução FAPESB Nº 03/2020 - Norma Específica de Iniciação Científica

Cartilha PIBIC/FAPESB

FAPESB - Perguntas frequentes - Iniciação Científica


Resolução CONSEPE 024/2023 - Altera a Resolução CONSEPE 166/2006 que dispõe sobre as Normas do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Resolução CONSEPE 023/2023 - Altera a Resolução CONSEPE 047/2009 que dispõe sobre as Normas do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Resolução CONSEPE 166/2006 - Normas Gerais do Programa de Iniciação Científica da UEFS

Resolução CONSEPE 47/2009 - Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação Científica na UEFS -PROBIC e as atribuições do Comitê Interno

Fluxo de Atividades de Concessão de Bolsas na PPPG-IC/UEFS


Recomendar esta página via e-mail: